de volta ao trabalho inacabado de Jim Steinman


Como um novo episódio da saga Cavaleiro das Trevas chega aos cinemas com O Batman por Matt Reeves, é bom lembrar que um musical também estrelado pelo famoso homem de boca quente não conseguiu ver o dia há 20 anos. De volta Batman O Musicalo trabalho intocado do falecido Jim Steinman.

Um projeto promissor

Em 19 de abril de 2021, o compositor americano Jim Steinman nos deixou aos 73 anos após uma carreira florescente marcada por vários tubos e uma intrusão no mundo das comédias musicais. Reconhecido por sua assinatura rock e baladas rítmicas poderosas, o “Príncipe das Trevas”, como apelidado, era fascinado pelas criaturas da noite. Não é surpreendente, portanto, que ele tenha aproveitado a ocasião para compor a música de Bola dos Vampiros para a produção austríaca original na Alemanha (Dança do Vampiro) de 1997.

Esse fascínio, Steinman também alimentou por 4 anos, de 1998 a 2002, período durante o qual trabalhou em outro musical que infelizmente nunca verá o dia: Batman O Musical. A obra, baseada na série de quadrinhos, seria a primeira do gênero a ser adaptada para a cena pela Warner Bros. Empreendimentos Teatrais. Essa nova divisão da WB busca então competir com o sucesso da Disney na Broadway como O Rei Leão et A bela e a fera. Com David Ives (O Jardim Secreto) assinando o livro e possivelmente Tim Burton ao palco, o projeto parecia uma ópera rock era muito promissor, mas infelizmente foi abortado. Se nenhuma razão oficial foi dada para esta decisão prematura, o flop da versão do Bola dos Vampiros na Broadway e aparentemente desempenhou um papel importante.

Uma história sombria e um estilo gótico

Imaginado como uma combinação de dois filmes dirigidos por Tim Burton (homem Morcego et Batman retorna), Batman O Musical queria muito escuro e gótico. A história deveria centrar-se na relação entre Bruce Wayne/Batman e Selina Kyle/Mulher-Gato, ambos sofridos pelas mortes brutais dos pais do primeiro, mortos pelo Coringa. Por um lado, seguimos Batman em busca de vingança, perseguindo o supervilão que aterroriza os cidadãos de Gotham. Por outro lado, assistimos à transformação da Mulher-Gato que se tornou obcecada pela posse de joias preciosas, aproximando-se delas em referência a esse evento traumático. Caso contrário, ela acabaria morrendo nos braços de Batman, sacrificando-se por ele durante a linda “Nós ainda somos as crianças que éramos na época”.

Demonstrações disponíveis online

Algo bastante raro, mesmo que o projeto de Batman O Musical jour. Em seu álbum Bat Out Of Hell III: O Monstro Está Solto (2006), Meat Loaf in Replacement 2 (“Na Terra do Porco, o Açougueiro é Rei” e “Cry To Heaven”). Sempre em seu blog, o lendário compositor também deu várias explicações sobre a construção de suas canções, os leitmotivs utilizados, a decoração ou mesmo a encenação. Não há necessidade de imaginar como seria essa comédia musical que tinha muito potencial.

Batman O Musical pode ter evaporado na obscuridade ao longo dos anos, mas nunca deixou de existir no coração dos fãs que tinham pelo menos essas poucas músicas para colocar sob os dentes. E quem sabe, essa ópera rock pode trazer novidades um dia com toda uma nova equipe ansiosa para recuperar a chama.

Crédito da foto (um): O Cavaleiro das Trevas © TM & DC Comics. 2008 Warner Bros. Entretenimento Inc. Todos os direitos reservados.


Batman O Musical

Um trabalho inédito de Jim Steinman (letra e música) e David Ives (livreto)

De acordo com a série de quadrinhos do Batman

Com (demos): Jim Steinman (Piano e Canção em “The Graveyard Shift”, “Wonderful Toys” e “We’re Still The Children”, introdução falada de “Catwoman”); Emily Pulley (soprano em “The Song of Gotham City”); Steve Margoshes (Piano em “The Song of Gotham City”); Karine Hannah (Canto em “Canção da Mulher-Gato” e “Not Allowed To Love”); Rob Evan (Canto em “Terra do Porco”); Elaine Caswell (Escolhas em “Terra do Porco”); Marcus Lovett (Canto em “Not Allowed To Love”); Kyle Gordon (música em “Cry To Heaven”).

Share this:

Like this:

Like Loading...

Leave a Comment

%d bloggers like this: